quarta-feira, 11 de maio de 2016

Rugby cresce e vive melhor fase no Brasil

O Brasil é conhecido como o país do futebol, porém, o Rugby vem evoluindo de forma grande. Televisão, rádio, jornais, revistas e quase todos os veículos de comunicação dão espaço para maior cobertura ao futebol, muito provável pelo fato de ser o mais popular aqui e no mundo. Porém, o esporte da bola oval vem buscando espaço entre os brasileiros.
Partida de Rugby em Barueri (Foto: Carolina Florentina)


O Rugby, esporte popular nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 1981, trazido pelo paulista Charles Miller, porém só foi ganhar corpo a partir de 1920, onde equipes do Rio de Janeiro e São Paulo formaram bons times. Após isso, a modalidade viveu momentos altos e baixos, e nos últimos anos, ele deu um salto gigante. A televisão começou a valorizar o esporte a partir do momento que o público começou a pedir. Com a internet, essas pessoas tomaram mais conhecimento sobre, e paralelamente a isso, cobraram a TV para que transmitissem os jogos. A presidente do São José Esporte clube, time mais tradicional da modalidade no país, acredita que o interesse do público foi fundamental, além dos líderes que organizam o esporte: “As transmissões da TV paga foram um enorme avanço pro esporte. Acredito que tais transmissões tenha sido de um interesse maior do público. É claro que aqueles que participam da organização do esporte no Brasil, apoiaram e incentivaram como puderam tal iniciativa”.

Com essas transmissões, é importante também a preparação dos jornalistas que trabalham com ele. Tanta na TV, quanto no impresso, era necessário um estudo maior, entrevistar técnicos, entender as regras e etc. Para o jornalista Rafael Ribeiro, com a popularização do esporte, a cobertura ficou mais acessível: “No começo era muito complicado você entender as regras, saber onde treinavam, entender o calendário do clube, mas pela própria importância que a televisão deu, se tornou mais fácil, e nós da imprensa esportiva conseguimos fazer uma transmissão um pouco melhor”.

Outra grande conquista para o esporte foi os jogos olímpicos. Com esperança de medalhas, e principalmente, buscando ainda mais visibilidade, o jogador Moisés Duque acredita que o caminho até chegar ao maior evento de esporte do mundo, outras conquistas foram muito mais importantes: “O Rugby nas olimpíadas com certeza é uma grande vitrine pra começar essa popularização, mas não é tudo. A gente costuma dizer que o caminho até os jogos olímpicos talvez seja tão importante quanto, ou mais do que propriamente dito os jogos olímpicos, porque a gente passou por diversos torneis importantes, mundiais e internacionais de extrema importância, e eles nos dão oportunidades de conseguir resultados melhores”.

Agora o grande objetivo é divulgar o esporte e atrair público para os jogos nos estádios. No último dia 10 de maio, quase 10 mil pessoas estiveram presentes para Brasil e Chile no Pacaembu, e para os organizadores do evento, a expectativa é crescer mais, para que um dia o esporte seja tão popular quanto o futebol.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.