sexta-feira, 13 de maio de 2016

Escritor independente cria selo



Bruno Cassiano, de 22 anos, mora em Elisa Maria, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte de São Paulo. Escritor independente e estudante de jornalismo, ele tem como principal projeto lançar um selo periférico. Bruno escreve desde os 12 anos de idade e está entre os milhares de escritores que buscam formas de divulgar os seus trabalhos.

O selo SNV (Somos nós os vencedores), não necessariamente vai publicar literatura marginal, mas sim tudo aquilo que sai da periferia: “Por enquanto a empresa só vai publicar um autor, que sou eu, e não tem funcionários mas sim colaboradores, como é o caso da revisora e da desenhista, ambas muito profissionais no que fazem. A divulgação, diagramação e montagem de capa ficam por minha conta, o selo é marginal e também é independente”, conta.

Bruno foi de certa forma forçado a se torar um escritor independente já que as editoras não trabalham pelo escritor e sim por elas mesmas, então o autor acaba trabalhando mais e recebendo menos, de acordo com o ele. O seu livro, Os Motivos para Viver, foi publicado por meio de uma editora, mas devido as dificuldades ele resolveu trabalhar por conta própria.

Nascido e vivido na periferia, Bruno quer divulgar a literatura marginal e quer focar no Rap, já que para ele o Rap não aparece nas rádios populares e a literatura marginal não tem espaço nas editoras. Seu próximo livro é um romance envolvendo um cantor de rap, a história se passa no bairro que ele nasceu e vive até hoje, além desse, já tem mais um livro de rimas que será lançado.

Pensando na divulgação de trabalhos independentes, o CCJ (Centro Cultural da Juventude), promove todo ano uma feira de livros e é nesse evento que eles dão espaço para que esses tipos de trabalhos sejam divulgados. Segundo Beth Seno, responsável pela feira, esses escritores não têm facilidade para apresentar o seu material para grandes editoras, então a oportunidade para essa divulgação surge exatamente nesses eventos alternativos, por isso ela considera essa inciativa importante.

Nesse ano a feira aconteceu em abril, o escritor J.P Schimdt estava presente lançando o seu livro “Guardiões do Pecado”, em 2014 ele foi premiado como um dos finalistas do 4º microcontos de humor de Piracicaba e além desse livro publicado ele está fechando a participação em duas antologias, e tem planos para lançar mais um livro.


O leitor Leandro Tavares que também estava presente na feira, leu pela primeira vez uma obra independente e se surpreendeu com a qualidade do texto. Ele reconhece que os escritores independentes têm dificuldades para divulgar os seus trabalhos: “Eu comprei um livro de um autor independente na feira de livro do CCJ e me surpreendi com a qualidade do texto, que é tão boa quanto a de autores conhecidos, eu imagino o quanto é difícil divulgar o trabalho e ser reconhecido, mas acredito que agora com a internet esse processo deve ficar um pouco mais fácil”. 





0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.